Artigos

Imprimir

OS SINAIS DISTINTIVOS COMO DIFERENCIAL DE UM SEGMENTO MERCADOLÓGICO

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju, Ano III, Edição nº 07/2014, p.150 a 177 Out/2014 | www.pidcc.com.br

OS SINAIS DISTINTIVOS COMO DIFERENCIAL DE UM SEGMENTO MERCADOLÓGICO

DISTINCTIVE SIGNS HOW DIFFERENT MARKET SEGMENT

CHARLENE DE ÁVILA
Mestre em Direito Empresarial

RESUMO | ABSTRACT | RÉSUMÉ

A propriedade intelectual comumente associada ao regime patentário não se restringe apenas as questões de direito de patentes. Outros ativos pertencentes à propriedade intelectual muito embora pouco conhecidos e estudados academicamente ganham importância como ferramentas de proteção e inovação mercadológica, principalmente porque abarcam cada vez mais a proteção à biodiversidade e a biotecnologia. Outros instrumentos da propriedade intelectual, (indicações geográficas e marcas coletivas) desempenham uma interessante significação para o mercado concorrencial. O presente estudo abordará as especificidades desses ativos e como eles podem servir de diferentes propósitos dentro de um mesmo segmento mercadológico.

Palavras - chave: Marcas coletivas. Mercado. Tecnologia. Produtos e Serviços.

Intellectual property commonly associated with the patent system is not restricted to issues of patent law. Other assets belonging to the intellectual property even though little known and studied academically gain importance as protection and market innovation tools, mainly because increasingly encompass the protection of biodiversity and biotechnology. Other instruments of intellectual property (collective marks and geographical indications) play an interesting meaning for the competitive market. This study will address the specifics of these assets and how they can serve different purposes within the same marketing segment.

Key-words: Collective marks. Market. Technology. Products and Services.

Propriété intellectuelle communément associés avec le système des brevets n'est pas limité aux questions de droit de brevet. Les autres actifs appartenant à la propriété intellectuelle, même si peu connu et étudié académiquement prendre de l'importance que la protection et de l'innovation sur le marché des outils, principalement parce que de plus en plus englober la protection de la biodiversité et de la biotechnologie. Autres instruments de la propriété intellectuelle (marques collectives et les indications géographiques) jouent un sens intéressant pour le marché concurrentiel. Cette étude portera sur les spécificités de ces actifs et comment ils peuvent servir à des fins différentes dans le même segment de marché.

Mots-clés: Les marques collectives. Marché. Technologie. Produits et Services.

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Edição nº 07/2014 (24/10/2014)

DOI: http://dx.doi.org/10.16928/2316-8080.V7N1p.150-177

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/146-os-sinais-distintivos-como-diferencial-de-um-segmento-mercadologico

Acesso em:16/01/2018 | 11:44:38


Texto na ìntegra