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FASHION LAW E PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS DE PROTEÇÃO DE ATIVOS ORIUNDOS DA INDÚSTRIA DA MODA

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju, Ano VI, Volume 12 nº 01, p.001 a 029 Fev/2018 | www.pidcc.com.br

CÍNTIA BELL DE OLIVEIRA, KELLY LISSANDRA BRUCH

RESUMO | ABSTRACT | RESUMEN

A proteção dos ativos oriundos da indústria da moda pela propriedade intelectual é assunto controverso, dadas as especificidades dos métodos de proteção e as características intrínsecas aos produtos do ramo. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar cada uma das categorias – patente, direito autoral, desenho industrial e marca – a fim de avaliar seus respectivos requisitos e extrair eventual aplicabilidade de cada um deles no contexto da moda. Para tal, foi feita uma análise doutrinária, legal e jurisprudencial que indica os pontos controversos e apresenta os benefícios e as dificuldades relativas a cada um dos métodos de proteção, apontando-se, ao final, de que maneira seria possível aplicar cada um dos métodos ao ramo. Por fim, realizou-se uma análise conjunta dos resultados encontrados com o fito de demonstrar-se que há espaço para a proteção da propriedade intelectual (em todos os seus aspectos) no contexto da moda, como também que é possível selecionar o método de proteção mais adequado a partir do objeto que se pretende proteger e da função que se pretende abarcar. Assim, conclui-se que, em se tratando de matéria-prima ou processo de produção, adequada será a proteção através de patente. Em caso de produto final de caráter artístico, a proteção poderá se dar por direito autoral. O desenho industrial, por sua vez, será aplicável quando a intenção for proteger o aspecto ornamental do produto particular. Por fim, tanto o produto em si quanto o estabelecimento em geral poderão obter proteção através da marca.

Palavras-Chave: Direito da Moda. Propriedade Intelectual. Patente. Direito autoral. Desenho Industrial. Marca. Propriedade industrial. Direitos intelectuais. Ativos intangíveis.

The protection of fashion assets by intellectual property is a controversial subject, given the specificities of the protection methods and the intrinsic characteristics of the fashion products. In this context, the objective of this paper is to analyze each of the methods - patent, copyright, design patent and trademark - in order to evaluate their respective requirements and to extract the applicability of each one of them to the fashion context. In this sense, a doctrinaire, legal and case law analysis will be made in order to indicate the controversial aspects of the subject and to determine the benefits and difficulties related to each one of the methods of protection, pointing out, in the end, how it would be possible to apply each one of methods to the fashion context. Finally, a joint analysis of the results will be made with the aim of demonstrating that not only all of the Intellectual Property methods of protection are applicable to fashion assets, but also that it is possible to select the best method of protection from the analysis of the object that will be protected and the functionality that will be secured. Thus, when it comes to raw material or production process, patent protection will be adequate. In the case of an artistic product, the protection may be given by copyright. The design patent will be applicable when the intention is to protect the ornamental aspect of the particular product. Finally, both the product itself and the establishment in general can obtain protection through Trademark.

Keywords: Fashion Law. Intellectual Property. Patent. Copyright. Design patent. Trademark. Industrial property. Intellectual rights. Intangible assets.

La protección de los activos provenientes de la industria de la moda por la propiedad intelectual es asunto controvertido, dadas las especificidades de los métodos de protección y las características intrínsecas a los productos del ramo. En este contexto, el objetivo del presente trabajo es analizar cada uno de los institutos - patente, derecho de autor, diseño industrial y marca - a fin de evaluar sus respectivos requisitos y extraer eventual aplicabilidad de cada uno de ellos en el contexto de la moda. Para ello se hizo un análisis doctrinal, legal y jurisprudencial que indica los puntos controvertidos de la cuestión y presenta los beneficios y las dificultades relativas a cada uno de los métodos de protección, señalando, al final, de qué manera sería posible aplicar cada uno de los métodos a la rama. Por último, se realizó un análisis conjunto de los resultados encontrados con el fin de demostrar que no sólo hay espacio para la protección de la propiedad intelectual (en todos sus aspectos) en el contexto de la moda, como también que es posible seleccionar el método de protección más adecuada a partir del objeto que se pretende proteger y de la función que se pretende abarcar. Así, se concluye que, en lo que se refiere a materia prima o proceso de producción, adecuada será la protección a través de patente. En caso de producto final de carácter artístico, la protección podrá darse por derecho de autor. El diseño industrial, a su vez, será aplicable cuando la intención es proteger el aspecto ornamental del producto particular. Por último, tanto el producto en sí como el establecimiento en general pueden obtener protección a través de la marca.

Palabras clave: Derecho de la Moda. Propiedad intelectual. Pat. Derecho autoral. Diseño industrial. Marca. Propiedad industrial. Derechos intelectuales. bienes intangibles.

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Volume 12 Nº 01 2018

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/294-fashion-law-e-propriedade-intelectual-uma-analise-dos-metodos-de-protecao-de-ativos-oriundos-da-industria-da-moda

DOI:

Acesso em:23/09/2018 | 8:21:22


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