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MARCAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL DAS CATADORAS DE MANGABA (SE): TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA, ECONOMIA CRIATIVA E INPI

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju, Ano VI, Volume 11 nº 03, p.043 a 067 Out/2017 | www.pidcc.com.br

JANAINA CARDOSO DE MELLO, LILLIAN MARIA DE MESQUITA ALEXANDRE

RESUMO | ABSTRACT  | RESUMEN

 

No turismo elementos como os encontrados no meio ambiente são de suma importância para a sua existência, pois é o atrativo, natural, cultural ou artificial que motiva o deslocamento de pessoas. Em Sergipe, o movimento das Catadoras de Mangaba visa organizar-se em associações nos sete municípios onde são realizadas suas atividades: Japoatã, Estância, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba e Itaporanga D’Ajuda. Procura-se incentivar a multiplicação dos conhecimentos adquiridos; o aumento da capacidade de produção e da comercialização dos produtos da mangaba (trufa, bala, licor, geleia, mousse e biscoito), e a orientação para a construção de secadores solares que beneficiarão as frutas. Tal motivação insere-se na discussão do Turismo de Base Comunitária como viés para a construção da mangaba como bem cultural e um atrativo turístico sustentável no litoral de Sergipe. Sob esse aspecto o registro de marca no INPI para os produtos das Catadoras de mangaba revela-se um importante instrumento de proteção junto ao comércio dos bens no mercado dentro da noção de Economia Criativa.

Palavras-Chave: Catadoras de Mangaba.Turismo de Base Comunitária. Sustentabilidade. Marcas. Economia Criativa

 Tourism elements such as those found in the environment are of paramount importance for your existence, as it is the attractive, natural, artificial or cultural that motivates the displacement of people. In Sergipe, the movement of women pickers of Mangaba aims to organize themselves in associations in seven municipalities where its activities are carried out: Japoatã, Estância, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba and Itaporanga D´Ajuda. Seeks to encourage the multiplication of knowledge acquired; increasing the capacity of production and marketing of products of Mangaba (truffle, bullet, liquor, jelly, mousse and cookie), and the guidance for the construction of solar dryers that will benefit the fruits. Such motivation is part in the discussion of Community Tourism as bias to the construction of mangaba as well a sustainable cultural and tourist attraction on the coast of Sergipe. In that respect the trademark registration with INPI for the products of women pickers of mangaba proves to be an important instrument of protection by the Commerce of goods on the market within the notion of creative economy.

Keywords: Women pickers of Mangaba. Community Tourism. Sustainability. Brands. Creative Economy.

En el turismo elementos como los encontrados en el medio ambiente son de suma importancia para su existencia, pues es el atractivo, natural, cultural o artificial que motiva el desplazamiento de personas. En Sergipe, el movimiento de las Catadoras de Mangaba pretende organizarse en asociaciones en los siete municipios donde se realizan sus actividades: Japonatán, Estancia, Indiaroba, Barra do Coqueiros, Pirambu, Japaratuba e Itaporanga D'Ajuda. Se busca incentivar la multiplicación de los conocimientos adquiridos; el aumento de la capacidad de producción y de la comercialización de los productos de la mangaba (trufa, bala, licor, jalea, mousse y galleta), y la orientación para la construcción de secadores solares que se beneficiarán de las frutas. Tal motivación se inserta en la discusión del Turismo de Base Comunitaria como sesgo para la construcción de la mangaba como bien cultural y un atractivo turístico sostenible en el litoral de Sergipe. En este aspecto el registro de marca en el INPI para los productos de las Catadoras de mangaba se revela un importante instrumento de protección junto al comercio de los bienes en el mercado dentro de la noción de Economía Creativa.

Palabras clave: Catadores de Mangaba.Turismo de Base Comunitaria. Sostenibilidad. Marcas. Economía Creativa

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Volume 11 Nº 03 2017

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/284-marcas-e-propriedade-intelectual-das-catadoras-de-mangaba-se-turismo-de-base-comunitaria-economia-criativa-e-inpi

DOI:

Acesso em:15/12/2017 | 13:56:12


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