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O DIREITO DE AUTOR COMO UM DIREITO AO ACESSO GARANTINDO A PARTICIPAÇÃO CULTURAL POR MEIO DA PROTEÇÃO DOS INTERESSES DOS CRIADORES

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju, Ano IV, Volume 09 nº 02, p.001 a 030 Jul/2015 | www.pidcc.com.br

CHRISTOPHE GEIGER

RESUMO | ABSTRACT \ RÉSUMÉ

O Direito de autor, originalmente concebido como um direito para proteger o autor e prover incentivos para o benefício da sociedade, hoje em dia é percebido cada vez mais como um mecanismo em benefício de “grande corporações, impessoais e mal-amadas”. A dimensão social do direito de autor vem sendo progressivamente desconsiderada por políticos para o benefício de concepções estritas, individualistas e mesmo egoístas. No discurso recente de fortalecimento dos meios de proteção, o direito de autor é freqüentemente apresentado mais como um mecanismo de proteção do investimento do que um veículo de progresso cultural e social. Nesse contexto, o enriquecimento e o futuro da sociedade são representados na retórica dos grandes players econômicos como “um subproduto afortunado da intitulação privada”.
 
Palavras - chave: AUTOR; PARTICIPAÇÃO CULTURAL; CRIADORES.

The Copyright, originally designed as a right to protect the author and provide incentives for the benefit of society today is perceived increasingly as a mechanism for the benefit of "large corporations, impersonal and unloved." The social dimension of copyright has been progressively disregarded by politicians for the benefit of strict conceptions, individualistic and even selfish. In a recent speech to strengthen the safeguards, copyright is often presented more as an investment protection mechanism than a vehicle of cultural and social progress. In this context, the enrichment and the future of society are represented in the rhetoric of major economic players as "a fortunate by-product of private entitlement".

Key-words: AUTHOR; CULTURAL PARTICIPATION; BREEDERS.

Le droit d'auteur, à l'origine conçu comme un droit de protéger l'auteur et fournir des incitations pour le bénéfice de la société d'aujourd'hui est de plus en plus perçue comme un mécanisme pour le bénéfice de "grandes entreprises, impersonnels et mal aimés." La dimension sociale du droit d'auteur a été progressivement ignoré par les politiciens pour le bénéfice des conceptions individualistes strictes, et même égoïstes. Dans un récent discours de renforcer les garanties, le droit d'auteur est souvent présenté davantage comme un mécanisme de protection des investissements qu'un véhicule du progrès culturel et social. Dans ce contexte, l'enrichissement et l'avenir de la société sont représentés dans la rhétorique des grands acteurs économiques comme une chance sous-produit de droit privé.

Mots-clés: AUTEUR; PARTICIPATION CULTURELLE; CREATEURS.

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Volume 09 Nº 02 2015

DOI: http://dx.doi.org/10.16928/2316-8080.V9N1p.1-30

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/196-o-direito-de-autor-como-um-direito-ao-acesso-garantindo-a-participacao-cultural-por-meio-da-protecao-dos-interesses-dos-criadores
Acesso em:11/11/2024 | 21:12:12


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