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DIREITO AUTORAL, CRIATIVIDADE E PLÁGIO NA ECONOMIA CRIATIVA

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju, Ano III, Edição nº 06/2014, p.196 a 211 Jun/2014 | www.pidcc.com.br

DIREITO AUTORAL, CRIATIVIDADE E PLÁGIO NA ECONOMIA CRIATIVA

COPYRIGHT, CREATIVITY AND PLAGIARISM IN THE CREATIVE ECONOMY

Marcos Wachowicz
Professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Manuela Gomes Magalhães Biancamano
Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Na era da informação as tecnologias e a comunicação em rede podem ser consideradas como propulsores do conhecimento percebem-se o surgimento da economia criativa, que possui a criatividade como seu eixo central e insumo da inovação. A criatividade passa a ter valor agregado na sociedade, na indústria e no mercado de trabalho e do consumo, sendo reconhecida inclusive pelo seu valor econômico. Com múltiplos aspectos, especialmente no que se refere à cultura, o estímulo à criatividade é defendido pela inconteste capacidade de geração de riquezas. Neste cenário desponta a importância da tutela dos direitos autorais dos criadores de obra intelectual, quando têm autoria e paternidade de suas obras usurpadas em decorrência dos mais variados tipos de plágio. Deste modo, o presente trabalho analisará o plágio no cenário da economia criativa, inclusive ponderando a questão da criatividade sob o viés crítico da indústria cultural repetitiva de baixa originalidade.


Palavras - chave: Direito Autoral. Plágio.  Autoria.  Criatividade. Economia Criativa. Sociedade Informacional.

In the era of information technology and network communication can be considered as drivers of knowledge perceive the emergence of the creative economy, which has creativity as its central axis and input innovation. Creativity is hereby added value in society, industry and the labor market and consumption, including being recognized for their economic value. With multiple aspects, especially with regard to culture, the stimulus to creativity is championed by unchallenged ability to generate wealth. In this scenario emerges the importance of protection of the copyrights of creators of intellectual work, when they have authored and paternity of his works usurped as a result of various types of plagiarism. Thus, this paper will analyze the scenario plagiarism in the creative economy, including pondering the question of creativity under the critical bias of the cultural industry repetitive low originality.

Key-words: Copyright Law. Plagiarism. Authorship. Creativity. Creative Economy. Informational society

Dans l'ère de la technologie de l'information et de la communication de réseau peut être considéré comme pilotes de la connaissance perçoivent l'émergence de l'économie créative, qui a la créativité que son axe central et de l'innovation d'entrée. La créativité est ainsi de la valeur ajoutée dans la société, l'industrie et le marché du travail et de la consommation, notamment en étant reconnus pour leur valeur économique. Avec de multiples aspects, en particulier en ce qui concerne la culture, la stimulation de la créativité est soutenue par la capacité incontestée à générer de la richesse. Dans ce scénario émerge l'importance de la protection des droits d'auteur des créateurs de travail intellectuel, quand ils sont les auteurs et la paternité de ses œuvres usurpées à la suite de divers types de plagiat. Ainsi, ce document examine le plagiat de scénario dans l'économie créative, y compris réfléchir à la question de la créativité sous la poussée critique de l'industrie culturelle faible originalité répétitif.

Mots-clés: Le droit d'auteur. Plagiat. Auteur. Créativité. Économie créative. Société d'information

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Edição nº 06/2014 (27/06/2014)

DOI http://dx.doi.org/10.16928/2316-8080.V6N1p.196-211

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/130-direito-autoral-criatividade-e-plagio-na-economia-criativa

Acesso em:27/05/2018 | 14:05:30


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