Print

MODELO DE GESTÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INOVADORAS (TRANSFORMADORAS) PERANTE O MERCADO INTERNACIONAL

Written by Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju/Se, Ano IX, Volume 01 nº 02, p.043-065 Junho/2020 | www.pidcc.com.br

MODELO DE GESTÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INOVADORAS (TRANSFORMADORAS) PERANTE O MERCADO INTERNACIONAL

MANAGEMENT MODEL AND THE DEVELOPMENT OF INNOVATIVE (TRANSFORMING) PRACTICES BEFORE THE INTERNATIONAL MARKET
MODELO DE GESTIÓN Y DESARROLLO DE PRÁCTICAS INNOVADORAS (TRANSFORMADORAS) ANTE EL MERCADO INTERNACIONAL
MODÈLE DE GESTION ET DÉVELOPPEMENT DE PRATIQUES INNOVANTES (TRANSFORMATRICES) DEVANT LE MARCHÉ INTERNATIONAL

JÚLIO CÉSAR ZILLI | VALDIR S. NETO | FERNANDO LOCKS MACHADO |JANINI CUNHA DE BORBA

RESUMO | ABSTRACT | ABSTRACTO| RESUMEN

Este artigo tem por objetivo identificar os modelos de gestão e o desenvolvimento de práticas inovadoras utilizados pelas empresas exportadoras do sul de Santa Catarina perante o mercado internacional. Metodologicamente, caracterizou-se com uma abordagem quantitativa, por meio de uma pesquisa descritiva, quanto aos fins de investigação, e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. A população foi composta por 108 empresas exportadoras pertencentes a AMREC, com a participação efetiva de 47 empresas, compondo uma amostra não probabilística. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário via Google Forms, durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2019, comtemplando questões relacionadas ao contexto empresarial, modelo de gestão e desenvolvimento de práticas inovadoras. Os resultados apontam que há maior frequência na atividade inovadora aplicada em produtos e serviços e processos industriais. Em contrapartida a inovação nos níveis de gestão tem menor emprego. O modelo de negócios é o tópico em que menos se inova e o modelo de difusão da inovação é, predominantemente, direcionado para a empresa. Destacam-se as inovações incrementais e o grau de controle da inovação, classificado como aberta ou fechada, demonstrou equidade entre as categorias. Em sua maioria (61,70%) direcionam até 5% de suas receitas em ações de apoio e fomento à inovação. Identificou-se baixa utilização do potencial inovador dos colaboradores, bem como o incipiente número de parcerias/projetos com instituições de pesquisa/universidade.

Palavras-Chave: Gestão. Inovação. Internacionalização. Desenvolvimento regional.

This article aims to identify the management models and the development of innovative practices used by exporting companies in the south of Santa Catarina in the international market. Methodologically, it was characterized by a quantitative approach, through descriptive research, for the purposes of investigation, and bibliographic and field, regarding the means of investigation. The population was composed of 108 exporting companies belonging to AMREC, with the effective participation of 47 companies, composing a non-probabilistic sample. Data collection took place through the application of a questionnaire via Google Forms, during the months of September, October and November 2019, covering issues related to the business context, management model and development of innovative practices. The results show that there is a greater frequency in innovative activity applied to products and services and industrial processes. In contrast, innovation in management levels has less employment. The business model is the topic that is least innovated and the innovation diffusion model is predominantly directed at the company. The incremental innovations stand out and the degree of control of the innovation, classified as open or closed, demonstrated equity between the categories. Most of them (61.70%) direct up to 5% of their revenues in actions to support and foster innovation. Low utilization of the innovative potential of employees was identified, as well as the incipient number of partnerships / projects with research institutions / universities.

Keywords: Management. Innovation. Internationalization. Regional development.

Este artículo tiene como objetivo identificar los modelos de gestión y el desarrollo de prácticas innovadoras utilizadas por las empresas exportadoras en el sur de Santa Catarina en el mercado internacional. Metodológicamente, se caracterizó por un enfoque cuantitativo, a través de la investigación descriptiva, con fines de investigación, y bibliográfica y de campo, con respecto a los medios de investigación. La población estaba compuesta por 108 empresas exportadoras pertenecientes a AMREC, con la participación efectiva de 47 empresas, componiendo una muestra no probabilística. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante la aplicación de un cuestionario a través de Formularios de Google, durante los meses de septiembre, octubre y noviembre de 2019, que abarcó cuestiones relacionadas con el contexto empresarial, el modelo de gestión y el desarrollo de prácticas innovadoras. Los resultados muestran que hay una mayor frecuencia en la actividad innovadora aplicada a productos y servicios y procesos industriales. En contraste, la innovación en los niveles de gestión tiene menos empleo. El modelo de negocio es el tema menos innovado y el modelo de difusión de la innovación está dirigido principalmente a la empresa. Se destacan las innovaciones incrementales y el grado de control de la innovación, clasificado como abierto o cerrado, demostró la equidad entre las categorías. La mayoría de ellos (61.70%) dirigen hasta el 5% de sus ingresos en acciones para apoyar y fomentar la innovación. Se identificó la baja utilización del potencial innovador de los empleados, así como el número incipiente de asociaciones / proyectos con instituciones de investigación / universidades.

Palabras clave: Gestión. Innovación Internacionalización Desarrollo regional

Cet article vise à identifier les modèles de gestion et le développement de pratiques innovantes utilisées par les entreprises exportatrices du sud de Santa Catarina sur le marché international. Méthodologiquement, elle se caractérisait par une approche quantitative, à travers une recherche descriptive, à des fins d'investigation, et bibliographique et de terrain, concernant les moyens d'investigation. La population était composée de 108 sociétés exportatrices appartenant à l'AMREC, avec la participation effective de 47 sociétés, composant un échantillon non probabiliste. La collecte des données a eu lieu par l'application d'un questionnaire via Google Forms, au cours des mois de septembre, octobre et novembre 2019, couvrant les questions liées au contexte commercial, au modèle de gestion et au développement de pratiques innovantes. Les résultats montrent qu'il y a une plus grande fréquence d'activité innovante appliquée aux produits et services et aux processus industriels. En revanche, l'innovation dans les niveaux de gestion a moins d'emplois. Le modèle d'entreprise est le sujet le moins innovant et le modèle de diffusion de l'innovation est principalement orienté vers l'entreprise. Les innovations incrémentales se distinguent et le degré de contrôle de l'innovation, classé comme ouvert ou fermé, a démontré l'équité entre les catégories. La plupart d'entre eux (61,70%) consacrent jusqu'à 5% de leurs revenus à des actions de soutien et de promotion de l'innovation. Une faible utilisation du potentiel d'innovation des employés a été identifiée, ainsi que le nombre naissant de partenariats / projets avec des institutions de recherche / universités.

Mots-clés: La gestion. L'innovation. Internationalisation. Développement régional.

REFERÊNCIAS

AMREC - ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA. Municípios associados. 2020. Disponível em: https://www.amrec.com.br/index/municipios-regiao/codMapaItem/140366. Acesso em: 18 abr. 2020.

ARBIX, G.; SALERNO, M.; DE NEGRI, J. Inovação via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 2004.

ARAÚJO, A. K.; ARAÚJO, R. M. A inovação de processos: um estudo no segmento de restaurante. Revista CULTUR, ano 7, n. 3, 2013.

ARAÚJO, B. C. Políticas de apoio à inovação no Brasil: Uma análise de sua evolução recente. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 2012.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. [S.l.]: Bookman.2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA ECONOMIA. Empresas brasileiras exportadoras e importadoras. 2020. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/empresas-brasileiras-exportadoras-e-importadoras. Acesso em: 18 abr. 2020.

BRASIL. BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES. Porte de empresa. 2020. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/porte-de-empresa. Acesso em: 20 abr. 2020.

CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CHESBROUGH, H. W. Open innovation: the new imperative for creating and profiting from technology. Boston: Harvard Business School Press, 2003.

CIGNACCO, B. R. Fundamentos de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 

DE MATOS, G. P. Inovação de marketing. In: TEIXEIRA, C. S. BIZ, A. TEIXEIRA, M. M. C. (org.). Inovação e suas características: alinhamento conceitual. São Paulo: Perse, 2019. p. 17-19.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

DONDOSSOLA, A. ; ZILLI, J. C. ; VOLPATO, D. ; VIEIRA, A. C. P. Internacionalização de empresas brasileiras: o caso de uma exportadora de arroz. Revista Gestão & Sustentabilidade - RG&S, v. 1, p. 1-20, 2019.

GANZER, P. P.; CHAIS, C.; OLEA, P. M. Product, process, marketing and organizational innovation in industries of the flat knitting sector. RAI Revista de Administração e Inovação, [S.l.], v. 14, n. 4, p.321-332, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 

JENOVEVA NETO, R. A capacidade absortiva no processo de gestão da inovação: análise em empresas consideradas inovadoras. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2016.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 4 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARTIN, M. J. C. Managing innovation and entrepreneurship in technology-based firms. New York: John Wiley & Sons, 1994.

OCDE, 2018. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. Luxembourg: OECD Publishing, 2018.

PEREIRA, J. R.; ZILLI, J. C. ; VIEIRA, A. C. P. ; VOLPATO, D. . Business internationalization: decisive factors for decision-making. Brazilian Journal of Development, v. 4, p. 472-501, 2018.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 5th. New York: Free Press, 2003.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1985. 

TAVASSOLI, S.; KARLSSON, C. Persistence of various types of innovation analyzed and explained. Research Policy, v. 44, n. 10, p. 1887-1901, 2015. 

TEIXEIRA, C. S. BIZ, A. TEIXEIRA, M. M. C. (org.). Inovação e suas características: alinhamento conceitual. São Paulo: Perse, 2019.

TIDD, J.; BESSANT, J; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TROTT, P. Gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos. 4. ed., Porto Alegre: Bookman, 2012.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Texto inserido na PIDCC Volume 01 Nº 02 2020

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e NBR 6023/2018, este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/379-modelo-de-gestao-e-o-desenvolvimento-de-praticas-inovadoras-transformadoras-perante-o-mercado-internacional

DOI: http://dx.doi.org/10.16928/2316-8080.V01N2p.043-065

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Acesso em:28/03/2024 | 9:06:13

Texto na Íntegra