Print

A CUMULAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS COM DESENHO INDUSTRIAL NA PROTEÇÃO DE TIPOS: UMA BREVE INCURSÃO NOS SISTEMAS ARGENTINO, CHILENO E URUGUAIO

Written by Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju/Se, Ano IX, Volume 01 nº 03, p.064 - 091 OUT/2020 A JAN/2021 | www.pidcc.com.br

A CUMULAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS COM DESENHO INDUSTRIAL NA PROTEÇÃO DE TIPOS: UMA BREVE INCURSÃO NOS SISTEMAS ARGENTINO, CHILENO E URUGUAIO

THE CUMULATION OF COPYRIGHT AND INDUSTRIAL DESIGN IN TYPE PRO-TECTION: A BRIEF INSPECTION ON ARGENTINE, CHILEAN AND URUGUAYAN SYSTEMS
LA ACUMULACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR CON DISEÑO INDUSTRIAL EN LA PROTECCIÓN DE TIPOS: UNA BREVE INCURSIÓN EN LOS SISTEMAS ARGENTINO, CHILENO Y URUGUAY
LE CUMULATION DES COPYRIGHTS AVEC LE DESIGN INDUSTRIEL DANS LA PROTECTION DES TYPES: UNE BRÈVE INCURSION DANS LES SYSTÈMES ARGENTINE, CHILIEN ET URUGUAY

MATHEUS MARIANI DE SOUZA | PATRICIA PEREIRA PERALTA

RESUMO | ABSTRACT | ABSTRACTO| RESUMEN

A natureza híbrida das obras de arte aplicada suscita controvérsias em virtude da possibilidade de cumulação de direitos na sua proteção, notadamente o registro de desenho industrial, na esfera da propriedade industrial, e os direitos autorais. Entre as obras de arte aplicada, a ques-tão é particularmente complexa no que se refere à tipografia, à medida que esta conjuga de modo praticamente indissociável forma e função. Internacionalmente os países adotam siste-mas distintos quanto à proteção de obras de arte aplicada e, por extensão, de tipografias, difi-cultando a aquisição de direitos de exclusiva por designers. Para incrementar o conhecimento disponível sobre a proteção dos tipos no exterior, propõe-se análise qualitativa e documental assentada no arcabouço legislativo de países sul-americanos socioeconomicamente similares ao Brasil: Argentina, Chile e Uruguai. Pela análise comparada da legislação desses Estados, pre-tende-se reunir um corpo de informações que descreva como os tipos podem ser protegidos e em que circunstâncias admite-se a cumulação de direitos. Os resultados demonstram diferen-ças legislativas significativas: em que pese a possibilidade de cumulação, a aplicação das nor-mas é divergente e sujeita a critérios subjetivos.

Palavras-Chave: Propriedade intelectual. Propriedade industrial. Direitos autorais. Obras de arte aplicada. Ti-pografia.

The hybrid nature of applied works of art raises controversy due to the possibility of cumulating rights in their protection, notably the registration of industrial design, in the sphere of industrial property, and copyright. Among applied works of art, the question is particularly complex with regard to typography, as it combines form and function in an almost inseparable way. Internationally, countries adopt different systems for the protection of applied works of art and, by extension, typography, making it difficult for designers to acquire exclusive rights. In order to increase the available knowledge on the protection of types abroad, a qualitative and documentary analysis based on the legislative framework of South American countries socioeconomically similar to Brazil is proposed: Argentina, Chile and Uruguay. Through the comparative analysis of the legislation of these States, the intention is to gather a body of information that describes how the types can be protected and under what circumstances the cumulation of rights is allowed. The results show significant legislative differences: in spite of the possibility of cumulation, the application of standards is divergent and subject to subjective criteria.

Keywords: Intellectual property. Industrial property. Copyright. Applied works of art. Typography.

El carácter híbrido de las obras de arte aplicadas suscita controversia por la posibilidad de acumular derechos en su protección, en particular el registro de diseño industrial, en el ámbito de la propiedad industrial y el derecho de autor. Entre las obras de arte aplicadas, la cuestión es particularmente compleja en lo que respecta a la tipografía, ya que combina forma y función de una manera casi inseparable. A nivel internacional, los países adoptan diferentes sistemas para la protección de las obras de arte aplicadas y, por extensión, la tipografía, lo que dificulta que los diseñadores adquieran derechos exclusivos. Con el fin de incrementar el conocimiento disponible sobre la protección de tipos en el exterior, se propone un análisis cualitativo y documental basado en el marco legislativo de países sudamericanos socioeconómicamente similares a Brasil: Argentina, Chile y Uruguay. A través del análisis comparativo de la legislación de estos Estados, se pretende recopilar un cuerpo de información que describa cómo se pueden proteger los tipos y bajo qué circunstancias se permite la acumulación de derechos. Los resultados muestran importantes diferencias legislativas: a pesar de la posibilidad de acumulación, la aplicación de estándares es divergente y sujeta a criterios subjetivos.

Palabras clave: Propiedad intelectual. Propiedad industrial. Derechos de autor. Obras de arte aplicadas. Tipografía.

La nature hybride des œuvres d'art appliquées soulève une controverse en raison de la possibilité de cumuler des droits dans leur protection, notamment l'enregistrement des dessins et modèles industriels, dans le domaine de la propriété industrielle et du droit d'auteur. Parmi les œuvres d'art appliquées, la question est particulièrement complexe en ce qui concerne la typographie, car elle combine la forme et la fonction de manière presque indissociable. Sur le plan international, les pays adoptent différents systèmes de protection des œuvres d'art appliquées et, par extension, de la typographie, ce qui rend difficile pour les concepteurs d'acquérir des droits exclusifs. Afin d'accroître les connaissances disponibles sur la protection des types à l'étranger, une analyse qualitative et documentaire basée sur le cadre législatif de pays d'Amérique du Sud similaires sur le plan socio-économique au Brésil est proposée: Argentine, Chili et Uruguay. Grâce à l'analyse comparative de la législation de ces États, l'intention est de rassembler un ensemble d'informations décrivant comment les types peuvent être protégés et dans quelles circonstances le cumul des droits est autorisé. Les résultats montrent des différences législatives importantes: malgré la possibilité de cumul, l'application des normes est divergente et soumise à des critères subjectifs.

Mots-clés: Propriété intellectuelle. Propriété industrielle. Droits d'auteur. Œuvres d'art appliquées. Typographie.

REFERÊNCIAS

ARGENTINA. Decreto-Ley n° 6.673. Normas reglamentarias para el derecho de propiedad y explotación. Buenos Aires, 9 ago. 1963. Disponível em: http://servicios.infoleg.gob.ar/

infolegInternet/anexos/25000-29999/27687/norma.htm. Acesso em: 8 ago. 2020.

ARGENTINA. Decreto 41223/1934. Ley 11.723 – su reglamentación. Buenos Aires, 3 maio 1934. Disponível em: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/180000-184999/180781/norma.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.

ARGENTINA. Lei 11.723. Regime legal da propriedade intelectual. Buenos Aires, 26 set. 1933. Disponível em: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/40000-44999/42755/texact.htm. Acesso em 9 ago. 2020.

BARBOSA, Denis Borges. Da nossa proposta de mudança das normas brasileiras relativas aos desenhos industriais. 2010. Disponível em: http://www.denisbarbosa.addr.com/

arquivos/200/propriedade/proposta_mudanca_normas_brasileiras_di.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.

BITTAR, Carlos A. Direito de autor. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BITTAR, Carlos A. Direito de autor.  Direito de autor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BRASIL. Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Regula os direitos autorais e dá outras providências. Coleção das Leis de 1973. Departamento de Imprensa Nacional: 1969. Disponí-vel em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/republica/Colecao9.

html. Acesso em: 8 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Lei n° 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Coleção das Leis da República Federativa do Brasil. Imprensa Nacional: Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao

/republica/Colecao11.html. Acesso em: 3 ago. 2020. 

BRASIL. Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Lei n° 9.609, de 19 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercia-lização no País, e dá outras providências. Coleção das Leis da República Federativa do Brasil. Imprensa Nacional: Brasília, 1998. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/

republica/Colecao11.html. Acesso em: 3 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Decreto nº 75.572, de 8 de abril 1975. Promulga a Convenção de Paris para a Proteção da Propriedade industrial revisão de Estocol-mo, 1967. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-75572-8-abril-1975-424105-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 4 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Decreto nº 75.699, de 6 de maio de 1975. Promulga a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris, a 24 de julho de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/D75699.htm. Acesso em: 4 ago. 2020.

CARROLL, Terrence J. Protection for typeface designs: a copyright proposal. 1994. Santa Clara High Technology Law Journal, vol. 10. n. 1, 2012, p. 139-194.

CHAVES, Antônio. As obras de arte aplicada no direito brasileiro. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 21, n. 83, jul./set. 1984, pp. 401-410.

COOK, Trevor. The cumulative protection of designs in the European Union and the role in such protection of copyright. Dez. 2012. Journal of Intellectual Property Rights, v. 18, jan. 2013, pp. 83-87.

CONSEJO NACIONAL DE LA CULTURA Y LAS ARTES. Derecho de autor. La protec-ción de la creación. 6. set. 2017. Disponível em: https://www.cultura.gob.cl/publicaciones/

guia-derecho-autor/. Acesso em: 12 ago. 2020.

DORESTE, César. Panorama cuantitativo de la tipografia latinoamericana: Bienal Tipos La-tinos (2012-2014-2016). 2016. 143 f. Dissertação (Máster Universitari en Tipografía Avanza-da). EINA Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona, Barcelona, 2016.

FELICI, James. The complete manual of typography: a guide to setting perfect type. Berkeley: Peachpit Press, 2012.

GHIDINI, Gustavo. Cumulation of copyright with registration protection of products of indus-trial design: an alternative proposal. Roma: University of Milan, Luiss University, School of Law, 11 mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.2746364. 

GOBIERNO DE CHILE. Ley 17336. Propiedad intelectual. 28 ago. 1970. Disponível em: https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=28933&buscar=Propiedad%2BIntelectual. Acesso em: 10 ago. 2020. 

GOBIERNO DE CHILE. Ley 17336. Ley 19039. Establece normas aplicables a los privile-gios industriales y protección de los derechos de propiedad industrial. 24 jan. 1991. Disponível em: https://www.bcn.cl/

leychile/navegar?idNorma=30406. Acesso em: 10 ago. 2020.

GUSMÃO, José Roberto. Desenhos Industriais. In: Flávio Ulhoa Canto. (Org.). Tratado de Direito Comercial. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2015, v. 6, pp. 281-303.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. INPI. Manual de desenhos industriais. 1 ed. 2019. Disponível em: https://manualdedi.inpi.gov.br/projects/manual-de-desenho-industrial/wiki. Acesso em: 8 ago. 2020.

KILMAR, Sofia Gavião. A dupla proteção em propriedade intelectual face ao abuso de direi-to. In: 1º Concurso Cultural ASPI. São Paulo: Revista Eletrônica do IBPI, ed. especial, n. 9, 2014, pp. 7-22. Disponível em: https://ibpieuropa.org/book/concurso-cultural-aspi-revista-eletronica-do-ibpi-edicao-especial. Acesso em: 1º ago. 2020.

LEITE, Bruno Miguel da Silva. A proteção dos desenhos ou modelos pela propriedade indus-trial e pelo direito de autor. 2014, 93 p. Dissertação (Mestrado em Direito dos Contratos e da Empresa). Universidade do Minho, Escola de Direito, 2014.

LIMA, Maria Clara. Nociones básicas sobre Propiedad Intelectual e Industrial. 2014. pp. 90-106. In: SOTO, Maria Araceli. PICTO CIN 2 0142. Bases para la Puesta en Marcha y Susten-tabilidad de un Repositorio Digital Institucional. Disponível em: https://bibliotecadigital.exactas.uba.ar/Download/Documentos/PICTO_InformeFinal.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

LIPTON, Jacqueline D. To © or not to ©? Copyright and innovation in the digital typeface industry. UC Davis Law Review, vol. 43, n. 1, 2009, p. 143-192.

MEDEIROS, Heloisa Gomes. A sobreposição de direitos de propriedade intelectual no sof-tware: coexistência entre direito de autor e patente na sociedade informacional. Tese. Univer-sidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MERCOSUL, CMC/DEC Nº 16/98. Protocolo de Harmonização de Normas em Matéria de Desenhos Industriais. XV CMC. Rio de Janeiro, 10 dez. 1998.

MONTAÑO, Beatriz Bugallo. Creaciones tipográficos y propiedad intelectual. Revista CADE: doctrina y jurisprudencia, nº. 47, 2018, p. 39-50.

MONTAÑO, Beatriz Bugallo.  La propiedad intelectual en el Uruguay. 1 mar. 2013 (rev.). 209 p. Disponível em: https://issuu.com/beatrizbugallomontano/docs/manual_pi_marzo_2013. Acesso em: 17 ago. 2020.

MORO, Maitê Cecília Fabbri. Marcas tridimensionais. São Paulo: Saraiva, 2009.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. (OMPI). Berne Convention for the protection of literary and artistic works. Disponível em: https://www.wipo.int

/treaties/en/ip/berne/. Acesso em: 8 ago. 2020a.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Guia da Convenção de Berna relativa à proteção das obras literárias e artísticas (Ata de Paris, 1971). Genebra, 1980. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs

/pubdocs/pt/copyright/615/wipo_pub_615.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020b.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Paris Convention for the protection of industrial property. Disponível em: https://www.wipo.int/treaties/en/ip/paris/. Acesso em: 8 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL. Standing Committee on the Law of Trademarks, Industrial Designs and Geographical Indications. Genebra, 27 jan. 2017. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/mdocs/

mdocs/en/sct_37/sct_37_2_rev.pdf. Acesso em: 1 set. 2020.

OTERO LASTRES, José Manuel. El grado de creatividad y de originalidad requerido al dise-ño artístico. Anuario Andino de Derechos Intelectuales, ano II, n. 2., Lima, 2005.

OTERO LASTRES, José Manuel. Reflexiones sobre el diseño industrial. In: Anuario de la facultad de Derecho. n. 1, 2008, pp. 217-235.

OTERO LASTRES, José Manuel.  El grado de creatividad y de originalidad requerido al di-seño artístico. Revista de propiedad intelectual, n. 19, 2005, pp. 9-36.

PARILLI, Ricardo Antequera. Manual para la enseñanza virtual del Derecho de Autor y los Derechos Conexos. 1. ed., tomo 2. Escuela Nacional de la Judicatura: Santos Domingos, 2001. Disponível em: http://www.poderjudicial.gob.do/consultas/biblioteca/Textos

/DIAGR%20der.%20Autor-2.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020. 

SANTOS, Samaira Siqueira. Interconexão de sistemas e sobreposição de proteções de propri-edade intelectual como marca, direito autoral e desenho industrial. In: Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, 12, 2018, Curitiba. Anais… Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Direito, 2018, pp. 849-867. Disponível em: http://www.gedai.com.br/

wp-content/uploads/2019/06/anais-XII-CODAIP-UFPR-GEDAI-2018.pdf. Acesso em: 1º ago. 2020.

TARDIN, Bárbara. Diferença entre os direitos de propriedade industrial e os direitos autorais e conexos. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 20, n. 4527, 23 nov. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/44687. Acesso em: 7 ago. 2020.

URUGUAI. Ley 9.739. Propiedad literária y artística. Montevidéu, 17 dez. 1937. Disponível em: https://legislativo.parlamento.gub.uy/temporales/leytemp2714509.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

URUGUAI. Ley 9.739.  Ley nº 17.164. Regulanse los derechos y obligaciones relativos a las patentes de invención, los modelos de utilidad y los diseños industriales. Montevidéu, 18 ago. 1999. Disponível em: https://legislativo.parlamento.gub.uy/temporales/leytemp9185157.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

URUGUAI. Ley 9.739.  Ley nº 19.857. Derechos de autor y derechos conexos. Montevidéu, 23 dez. 2019. Disponível em: https://legislativo.parlamento.gub.uy/temporales/docu1792014320048.htm. Acesso em: 11 ago. 2020. 

WORLD TRADE ORGANIZATION. WTO. Members and Observers. Disponível em: https://www.wto.org/english/thewto_e/whatis_e/tif_e/org6_e.htm. Acesso em: 9 ago. 2020.

Texto inserido na PIDCC Volume 01 Nº 03 2020

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e NBR 6023/2018, este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/392-a-cumulacao-dos-direitos-autorais-com-desenho-industrial-na-protecao-de-tipos-uma-breve-incursao-nos-sistemas-argentino-chileno-e-uruguaio

DOI: http://doi.org/10.16928/2316-8080.out2021_03

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Acesso em:28/03/2024 | 20:46:00

Texto na Íntegra

Acesso em:28/03/2024 | 20:46:00

Texto em Inglês

Estatísticas 30+