Imprimir

PROTEÇÃO DA MARCA NO AMBIENTE VIRTUAL: O SISTEMA DE LINKS PATROCINADOS

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

PIDCC, Aracaju/Se, Ano VIII, Volume 13 nº 01, p.276 a 300 Fev/2019 | www.pidcc.com.br

PROTEÇÃO DA MARCA NO AMBIENTE VIRTUAL: O SISTEMA DE LINKS PATROCINADOS

 

GUILHERME SORG CABRAL 

RESUMO | ABSTRACT | ABSTRACTO| RESUMEN

Este artigo traz um estudo sobre a utilização de marca registrada nas campanhas de marketing virtual conhecidas como links patrocinados. Serão abordados em quais casos terceiros podem valer-se de marcas registradas para dar destaques em sua publicidade on-line e as situações que tal prática é considerada abusiva e enseja responsabilização e consequente dever de reparação de danos, tanto por parte daquele que publica o anúncio quanto do provedor de aplicação que disponibiliza o serviço de links patrocinados.

Palavras-Chave: Marca. Link patrocinado. AdWords.

This article brings a study on the use of trademark in the virtual marketing campaigns known as sponsored links. It will be addressed in which third cases may use trademarks to give prominence in their online advertising and situations that such practice is considered abusive and leads to liability and consequent duty to repair damages, both by the publisher of the advertisement how much of the application provider that makes the sponsored links service available.

Keywords: Brand. Sponsored Link. AdWords.

Este artículo trae un estudio sobre el uso de marca registrada en las campañas de marketing virtual conocidas como enlaces patrocinados. Se abordarán en cuáles casos terceros pueden valerse de marcas registradas para dar destaque en su publicidad en línea y las situaciones que tal práctica es considerada abusiva y plantea responsabilidad y consecuente obligación de reparación de daños tanto por parte de aquel que publica el anuncio como del proveedor de aplicación que ofrece el servicio de enlaces patrocinados.

Palabras clave: Marca. Enlace patrocinado. AdWords.

Cet article présente une étude sur l’utilisation de la marque dans les campagnes de marketing virtuelles appelées liens sponsorisés. Nous nous pencherons sur les cas dans lesquels des tiers pourraient utiliser des marques pour donner de l'importance à leur publicité en ligne et dans les cas où une telle pratique est considérée comme abusive et entraîne responsabilité et obligation de réparer les dommages, à la fois de la part de l'éditeur de la publicité. Quelle quantité du fournisseur d'applications qui rend le service de liens sponsorisés disponible.

Mots-clés: Marques. Lien sponsorisé. AdWords.

REFERÊNCIAS

BARROS, Carla Eugenia Caldas. Manual de Direito da Propriedade Intelectual, Evocati: Aracaju, 2007.


BARBOSA, Denis Borges. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.


BARBOSA, Denis Borges. A Especialidade das Marcas. Universo Jurídico, Juiz de Fora, ano XI, 31 de jan. De 2007. Disponível em: <http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/2946/a_especialidade_das_marcas>. Acesso em: 02 Mar 2017.


CERQUEIRA, João da Gama. Tratado de Propriedade Industrial: Volume II. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.
Forbes. 50 marcas mais valiosas do mundo. Disponível em: <http://www.forbes.com.br/listas/2016/10/50-marcas-mais-valiosas-do-mundo>. Acesso em: 17 Fev 2017.

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Contas nacionais trimestrais. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm>. Acesso em: 10 Jan 2017.


Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Brasil). A criação de uma marca: uma introdução às marcas de produtos e serviços para as pequenas e médias empresas/ Instituto Nacional da Propriedade Industrial. – Rio de Janeiro: INPI, 2013.


JACOBSON, Howie. Google AdWords for Dummies. 2 ed. Indianápolis: Wiley Publishing Inc, 2009.


JUNGMANN, Diana de Mello. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário/ Diana de Mello Jungmann, Esther Aquemi Bonetti. – Brasília: IEL, 2010.


LIMA, Maurício. Veja.com – Radar on-Line "Valor de mercado das empresas brasileiras cresce 53% em 2016". Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/valor-de-mercado-das-empresas-brasileiras-cresce-53-em-2016/>. Acesso em: 17 Fev 2017.


REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 2003


STAT COUNTER – GLOBAL STATS. Searche Engine Market Share in Brazil: Jan 2016 to Feb 2017. Disponível em: <http://gs.statcounter.com/search-engine-market-share/all/brazil>. Acesso em: 01 Mar 2017.


TORRES, Cláudio. Guia Prático de Marketing na Inte
rnet para Pequenas Empresas – Cláudio Torres, 2010.

 

WEBSHOPPERS. Avaliação 360º do primeiro semestre de 2016. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em: 09 Jan 2017.


WEBSHOPPERS. Pontos de destaque no ano de 2015. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers>. Acesso em: 09 Jan 2017.

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Volume 13 Nº 01 2019

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e NBR 6023/2018, este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/337-protecao-da-marca-no-ambiente-virtual-o-sistema-de-links-patrocinados

DOI: http://dx.doi.org/10.16928/10.16928/2316-8080.V12N3p.277-300

Acesso em:28/03/2024 | 18:55:00

Texto na Íntegra

Estatísticas 30+