Imprimir

KARL JASPERS: EDUCAÇÃO ESPECIAL, TRANSTORNOS E CULTURA

PIDCC, Aracaju, Ano VI, Volume 11 nº 02, p.129 a 154 Jun/2017 | www.pidcc.com.br

JOSÉ MAURICIO DE CARVALHO (DR.) | THAIS CAROLINE REIS DE ÁVILA | EDNA ROGÉRIA DURÃES QUEIROZ

RESUMO | ABSTRACT \ RÉSUMÉ

 

Neste artigo examina-se como o Psiquiatra e Filósofo alemão Karl Jaspers relaciona os transtornos emocionais e mentais à cultura. A referência fundamental é a quinta parte da Psicopatologia Geral. Nela Jaspers explica que as exigências da cultura afetam o desempenho humano e como não há como medir com exatidão o que é mais influente entre os mecanismos biológicos e as aprendizagens culturais podemos descrever o comportamento e notar as alterações que nele ocorrem quando variam as condições culturais. E assim, ao descrever os transtornos emocionais e da inteligência, Jaspers orienta o psicoterapeuta e o educador a considerar as características do tempo, e as crises históricas, para avaliar como o homem é afetado pelas circunstâncias. E assim, a psicoterapia e a educação devem se concentrar essencialmente nas experiências do paciente ou estudante, pois é permitindo que vivam experiências importantes que eles se desenvolverão. Jaspers separa ainda o resultado da inteligência das alterações emocionais e explica como tempos mais exigentes cobram mais de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.

Palavras-Chave: Psicopatologia. Educação Especial. Fenomenologia. Transtornos. Cultura.

In this article we examine how the German Psychiatrist and Philosopher Karl Jaspers relates the emotional and mental disorders to culture. The fundamental reference is the fifth part of General Psychopathology. In it, Jaspers explains that the demands of culture affect human performance and since there is no way to accurately measure what is most influential between biological mechanisms and cultural learning we can describe the behavior and note the changes that occur in it when cultural conditions vary. And so, in describing emotional disorders and intelligence, Jaspers guides the psychotherapist and educator to consider the characteristics of time, and historical crises, to assess how man is affected by circumstances. And so, psychotherapy and education must focus essentially on the experiences of the patient or student, for it is allowing them to live important experiences that they will develop. Jaspers further separates the result of the intelligence from the emotional changes and explains how more demanding times charge more of people with special educational needs.

Keywords: Psychopathology. Special education. Phenomenology. Disorders. Culture.

Dans cet article, nous examinons comment le psychiatre et philosophe allemand Karl Jaspers Associe les troubles émotionnels et mentaux à la culture. La référence fondamentale est la cinquième du général psychopathologie. Dans ce document, Jaspers explique que les exigences de la culture affectent la performance humaine et puisqu'il n'y a aucun moyen de mesurer avec précision ce qui est le plus influent entre les mécanismes biologiques et de l'apprentissage culturel, nous pouvons décrire le comportement et noter les changements qui se produisent dans ce culturel Lorsque les conditions varient. Ainsi, pour décrire les troubles émotionnels et de l'intelligence, Jaspers guide le psychothérapeute et éducateur à prendre en compte les caractéristiques du temps et des crises historiques, d'évaluer comment l'homme est affecté par les circonstances. Ainsi, la psychothérapie et l'éducation doivent se concentrer essentiellement sur l'expérience du patient ou de l'étudiant, car il est important pour leur permettre de vivre des expériences Que ils développeront. Jaspers sépare encore le résultat de l'intelligence des changements émotionnels et explique comment fois plus exigeants plus en charge des personnes ayant des besoins éducatifs spéciaux.

Mots-clés: Psychopathologie. Éducation spéciale. Phénoménologie. Troubles. Culture.

Sobre o texto:
Texto inserido na PIDCC Volume 11 Nº 02 2017

Informações bibliográficas:
Conforme a NBR 6022 | 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: Disponível em: http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/270-karl-jaspers-educacao-especial-transtornos-e-cultura

DOI:

Acesso em:19/04/2024 | 22:46:07


Texto na ìntegra

Texto na Íntegra em Inglês

Estatísticas 30+